A MARCA, OS PRODUTOS E OS SERVIÇOS PRECISAM SER COMUNICADOS AOS CLIENTES ATRAVÉS DAS TÉCNICAS DE MARKETING PROMOCIONAL.

A importância que tem ações bem planejadas, desenvolvidas e executadas de marketing promocional no ponto de venda é inegável. Delas se espera o aumento do fluxo de clientes, uma maior cobertura de estoques e como consequência: o resultado pretendido.

Mas não bastam ações somente para atrair clientes, a retenção também é de extrema importância. Pesquisas sérias no setor indicam que o índice de retorno de clientes que aproveitam ações fortes e pontuais que algumas empresas realizam em seus PDVs é muito baixo. Alguns clientes são atraídos somente por uma ação de marketing promocional pontual e simplesmente não retornam no futuro.

O universo de possibilidades com estratégias, táticas e ações diferenciadas de marketing promocional a serem executadas em um ponto de vendas é tão grande quanto a capacidade do ser humano ser criativo. Não é só preço! Porém é necessário sempre focar no principal: resultado e fidelização.

Você conhece o conceito de marketing promocional? Saiba mais agora sobre exemplos, características e diferentes formas!

Conceito de marketing promocional

Segundo a Associação de Marketing Promocional (AMPRO), o conceito de marketing promocional basicamente trata da busca de comunicar a marca em questão com o objetivo de demonstrar seu valor, benefícios e vantagens, sejam elas objetivas ou subjetivas aos possíveis clientes e aos já clientes. E isto com ações promocionais valendo-se dos mais variados métodos de contato que estimulem o consumo e a fidelização quanto à empresa, produtos e serviços.

Exemplo de principais ações desenvolvidas de marketing promocional

  • Apresentação e contato com os produtos e serviços

Um tipo de ação bastante percebida. Seu objetivo é de fazer com que o cliente tenha contato com o produto ou serviço oferecido, além de passar pela experiência de atendimento no PDV. Em alguns casos pode ser feito com distribuição de amostras gratuítas, degustação, utilização de um ou vários produtos, além de outras possibilidades.

  • Abordagens externas

Também chamadas de Blitz. A ação consiste basicamente em atingir o cliente consumidor através de abordagem técnica, dispondo de material, como folder ou flyer relacionado com a campanha vigente. Neste tipo de ação o promotor deve estar plenamente preparado e também conhecer o produto ou serviço foco.

  • Ofertas

​​​​​​​Geralmente utilizada por lojas de departamentos ou supermercados, as ofertas costumam ser importantes em dois sentidos: fazer o estoque “rodar”, melhorando o giro e diminuindo o tempo de cobertura, e também para aumentar o fluxo de loja, gerando boa oportunidade de fidelização, quando as ações são aproveitadas com eficácia.

  • Brindes

​​​​​​​Distribuição de brindes personalizados é uma boa prática para fazer com que os clientes fixem a marca. Campanhas com o oferecimento de variados brindes por “pontuação”, ou seja, como um “clube de compras”, por valor de compras, número de compras efetuadas e outras possibilidades, como algo vinculado a um cartão de fidelização, também consiste em boa prática.

Ações direcionadas à internet

Meio indiscutível de atingimento de clientes em massa, a internet, através das redes sociais e outras ferramentas, tem se mostrado como a melhor relação entre custo e benefícios ocasionados pelas ações. O inbound marketing visando atração, retenção e conversão de clientes através de mídia não convencional, possui custos de investimentos extremamente mais baixos do que o marketing tradicional.

Site, blog, fanpage, mails e outras ferramentas, são estratégias preferidas por muitos, por vezes em detrimento ao marketing tradicional. Mas é preciso que sejam utilizados critérios, assim como bons profissionais para tocar os projetos. Bons desenvolvedores e gestores de sites, redatores para alimentar blogs e pages, além de serviços de design gráfico de excelência são essenciais para que as campanhas de ações com marketing promocional para o PDV sejam eficientes.